A cobra vai filmar

A Segunda Guerra Mundial no cinema brasileiro

Von Daniel Mata Roque

Buchcode: 282186

Kategorien

Kunst und Unterhaltung, Politikwissenschaft, Geografie und Geschichte, Geschichte & Theorie, Historiographie, Kulturpolitik

Teilen Sie dieses Buch
Diese Seite wurde 2238 Mal seit 07/04/2019 besucht
Gedruckte Version
Nicht verfügbar
Valor total:
€ 9,88
* Mehrwertsteuer nicht inbegriffen.
Dieses E-Book könnte ebenfalls zum Verkauf stehen in:

Klappentext

Pesquisa acadêmica na interseção entre cinema e história, buscando compreender a representação da Segunda Guerra Mundial no cinema brasileiro de ficção e as razões políticas e sociais que resultaram em uma escassa filmografia.

Esperamos que esta publicação venha a ser útil no estudo acadêmico, no conhecimento geral e no incentivo para que surjam novas produções cinematográficas sobre a Segunda Guerra Mundial.

Na primeira parte, Guerra ao cinema de guerra, objetivamos entender as razões políticas e sociais que levaram o Brasil a possuir uma cinematografia limitada a sete obras ficcionais sobre a Segunda Guerra, analisando como o Estado Brasileiro interferiu na produção.

Na segunda parte, Os Pracinhas na Tela, nos propusemos a analisar, sob a definição de cinema de guerra, a produção cinematográfica brasileira sobre a Segunda Guerra, particularmente as obras "Sangue, amor e neve" e "A Estrada 47".

Prefácio do presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) – Seção Rio de Janeiro, Professor Israel Blajberg.

Merkmale

ISBN 978-85-60811-27-4
Seitenanzahl 196
Ausgabe 2 (2019)
Format A5 (148x210)
Einband Taschenbuch mit Klappen
Farbe Schwarz-Weiß
Papiertyp Uncoated offset 75g
Sprache Portugiesisch

Haben Sie Beschwerden über dieses Buch? Sende eine Email an [email protected]

Sprechen Sie mit dem Autor

Daniel Mata Roque

Daniel Mata Roque é cineasta e historiador. Membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra (ESG) do Ministério da Defesa, onde exerce a função de Adjunto da Direção do Programa de Extensão Cultural da ESG (PECESG). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO-UNIRIO - Bolsista CAPES/Brasil), é bacharel em Cinema (UNESA 2016) e mestre em História (PPGH-UNIVERSO 2021), com especialização em Ciência Política (UNYLEYA 2018) e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (UNESA 2018). Ex-bolsista FAPERJ e CAPES/Brasil. Pesquisa a interseção entre história militar, cinema, memória de guerra e história da enfermagem, temas sobre os quais produziu documentários, livros e artigos. Diretor da Pátria Filmes, unidade cinematográfica que fundou em 2013 tendo como missão a preservação da memória, a discussão cultural e o aprimoramento da cidadania através do cinema no Brasil. Atualmente é o segundo vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e integra as diretorias do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO) e do Instituto Cultural D. Isabel I (IDII). Integrou, no passado, as diretorias da Associação dos Amigos do Museu Casa da FEB (AMAFEB) e da Sociedade Amigos da Marinha - Seção Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO). É o idealizador e diretor do MILITUM - Festival de Cinema de História Militar. É pesquisador do Censo Permanente da FEB e membro do Corpo de Pesquisadores Associados do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx). Integra o Conselho Editorial da Revista do IGHMB. Sócio Correspondente da Academia Petropolitana de Letras e do Instituto Histórico de Petrópolis. Membro dos grupos de pesquisa (CNPq) Laboratório de História da Enfermagem, Cuidado e Imagem em Enfermagem - Lacuiden (UNIRIO); História Militar, Política e Fronteiras (UNIVERSO); Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres - GEPESED (UFRJ); e do grupo de trabalho (GT ANPUH) História Militar. Muito brasileiro, é descendente de portugueses, italianos, libaneses e angolanos. Nasceu no Rio de Janeiro-RJ em 16/12/1994.

Kommentare

Klicken Sie auf Anmeldung und hinterlassen Sie Ihren Kommentar zum Buch.

0 Kommentare