Simulator Fiktion Poesie Selbsthilfe Kinder- und Jugendliteratur Geistes- und Sozialwissenschaften Sachliteratur Bildung Künste Philosophie Religion Ingenieurwesen und Technologie Verwaltung Informatik Psychologie Biografie Alle Kategorien anzeigen
Os textos apócrifos da Bíblia são livros que não fazem parte da lista oficial da Bíblia. Embora possam ter valor histórico e moral, eles não são aceito como inspirados por Deus pelas autoridades eclesiásticas clássicas e, portanto, não serviriam para formar doutrinas fundamentais. A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa aceitam apenas alguns desses livros apócrifos como parte da Bíblia.
A palavra "apócrifo" deriva do grego e significa "oculto". Esses livros foram "ocultados" da Bíblia para evitar heresias e confusões. Embora contenham informações interessantes e úteis, também apresentam ensinamentos duvidosos que contradizem o restante da Bíblia. Alguns deles contêm histórias fantasiosas e erros históricos.
Alguns dos livros apócrifos de maior aceitação pela Igreja Católica são: O livro de Tobias, o Judite, A Sabedoria de Salomão, o Eclesiástico, O livro de Baruque, os livros 1 e 2 dos Macabeus, Trechos acrescentados a Ester e Trechos acrescentados a Daniel.
Esses livros são chamados de "deuterocanônicos" na Igreja Católica, pois foram oficialmente aceitos como divinamente inspirados em 1546 d.C.. Todos esses livros apócrifos pertencem ao Antigo Testamento e não são aceitos pelos judeus como sendo inspirados por Deus.
Além desses livros, a Igreja Ortodoxa normalmente aceita outros, como: os livros 1 e 2 Esdras, A Oração de Manassés, 3 e 4 dos Macabeus e o Salmo 151.
A seleção dos livros oficiais da Bíblia foi feita no século IV, quando muitos livros circulavam nas igrejas. Para evitar heresias e ensinamentos contraditórios, a igreja primitiva realizou investigações e incluiu apenas os livros com “evidências sólidas de autenticidade”. Os livros apócrifos aceitos pela Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa não foram considerados divinamente inspirados, mas eram populares e úteis, embora não tivessem a mesma autoridade que a Bíblia.
Os textos apócrifos dos apocalipses de Adão e de Moisés são escritos que não fazem parte da lista oficial da Bíblia, mas oferecem visões e narrativas adicionais sobre eventos e personagens bíblicos..
Seitenanzahl | 42 |
Ausgabe | 1 (2024) |
Sprache | Portugiesisch |
Haben Sie Beschwerden über dieses Buch? Sende eine Email an [email protected]
Klicken Sie auf Anmeldung und hinterlassen Sie Ihren Kommentar zum Buch.