Simulator Fiktion Poesie Selbsthilfe Kinder- und Jugendliteratur Geistes- und Sozialwissenschaften Sachliteratur Bildung Künste Philosophie Religion Ingenieurwesen und Technologie Verwaltung Informatik Psychologie Biografie Alle Kategorien anzeigen
Emanuel Swedenborg (Estocolmo, 29 de janeiro de 1688 —Londres, 29 de março de 1772) foi um polímata e espiritualista sueco, com destacada atividade como cientista, inventor, místico e filósofo.
Desenhou uma "máquina de voar", fundou a primeira revista científica da Suécia, publicou obras em campos tão diversos como a geologia, a biologia, a astronomia e a psicologia, e deu origem a uma nova religião, o swedenborgianismo.
Os Escritos admiráveis que foram publicados a partir desse período têm influenciado mentes de homens, mulheres e crianças, tanto pessoas humildes quanto da realeza, anônimos ou lustres famosos, como Carlyle, Ralph Waldo Emerson, Baudelaire, Balzac, William Blake, Helen Keller e Jorge Luís Borges.
Por causa de sua teologia, Swedenborg sofreu censura e forte perseguição por parte de religiosos cristãos em seu país, onde seus livros foram proibidos. De fato, a doutrina por ele exposta abala as bases da crença tradicional do cristianismo, a saber, em um Deus dividido em três pessoas, num sacrifício sanguinário de uma pessoa (o Filho), para aplacar a ira da outra pessoa (o Pai).
Por confrontarem à teologia cristã atual, suas obras foram tidas como heréticas, embora ele tenha sempre se declarado um servo do "Senhor Jesus Cristo". A teologia exposta por Swedenborg juntamente com o relato das experiências tão vivas no plano espiritual desconcertam muitos religiosos, os que, teoricamente, mais deviam saber sobre o espírito e a vida após a morte. Muitos desses indivíduos, sentindo-se ameaçados, reagiram contra essa nova abertura da revelação e, especialmente, contra o autor, fazendo circular boatos difamadores a respeito de sua sanidade. Em virtude disso, também a sua reputação anterior de grande cientista e filósofo ficou comprometida.
Nesta obra ele nos conta sobre os conceitos de bem e mal, o amor ao próximo, castidade, sinceridade e outras qualidades que o Homem deve desenvolver em oposição aos seus pecados.
SUMÁRIO – Citações - Apresentação – Quem foi Emmanuel Swedenborg - Capítulo I - Toda religião pertence à vida, e a vida da religião é fazer o bem - Capítulo II - Ninguém pode, por si mesmo, fazer o bem que é realmente o bem - Capítulo III - Quanto mais o homem foge dos males como pecados, mais pratica os bens, não por si, mas pelo Senhor - Capítulo IV - Quanto mais alguém foge dos males como pecados, mais ama os veros. - Capítulo V - Quanto mais alguém foge dos males como pecados, mais tem a fé e é espiritual - Capítulo VI - O Decálogo ensina quais são os males que são pecados - Capítulo VII - Que os homicídios, adultérios, roubos e falsos testemunhos de todo gênero, como as concupiscência por eles, são os males de que se deve fugir como pecados. - Capítulo VIII - Quanto mais alguém foge dos homicídios de todo gênero como pecados, mais tem amor para com o próximo. - Capítulo IX - Quanto mais alguém foge dos adultérios de todo gênero como pecados, mais ama a castidade. - Capítulo X - Quanto mais alguém foge dos roubos de todo gênero como pecados, mais ama a sinceridade. - Capítulo XI - Quanto mais alguém foge dos falsos testemunhos de todo gênero como pecados, mais ama a verdade - Capítulo XII - Ninguém pode fugir dos males como pecados, até ao ponto de ter interiormente aversão por eles, a não ser por combates contra eles. - Capítulo XIII - O homem deve fugir dos males como pecados e combater contra eles como por si mesmo. - Capítulo XIV - Se alguém fugir dos males por qualquer outra causa que não seja porque são pecados, não foge deles, mas somente faz que não apareçam diante do mundo. - Livros recomendados sobre Misticismo, Maçonaria, Rosacruz e Martinismo. - Sites recomendados sobre Maçonaria . - Sites recomendados sobre Misticismo em geral e Martinismo.
ISBN | 978-85-906688-1-7 |
Seitenanzahl | 118 |
Ausgabe | 1 (2018) |
Format | A5 (148x210) |
Einband | Taschenbuch mit Klappen |
Farbe | Schwarz-Weiß |
Papiertyp | Uncoated offset 75g |
Sprache | Portugiesisch |
Haben Sie Beschwerden über dieses Buch? Sende eine Email an [email protected]
Klicken Sie auf Anmeldung und hinterlassen Sie Ihren Kommentar zum Buch.